Notícias
Bexiga Neurogênica

10 de Outubro de 2018

Bexiga neuroge%cc%82nica

A função normal da bexiga urinária é a de reservatório e expulsão da urina, de forma coordenada e controlada. Essa atividade coordenada é regulada pelo sistema nervoso central e periférico. Bexiga neurogênica é um termo aplicado a disfunção da bexiga urinária devido a disfunção neurológica ocasionada por trauma, doença ou lesão.

A bexiga neurogênica é uma entidade com muitas características diferentes. Não é uma doença em si, mas trata-se da manifestação de múltiplos processos neurológicos diferentes capazes de exercerem efeitos sobre a bexiga, por meio de sua inervação. A expressão clínica, pela bexiga, desses efeitos é tão variada, quanto as condições que as causaram,variando desde, basicamente, nenhuma atividade do detrusor, até uma hiperatividade extrema. O esfíncter urinário também pode ser afetado, resultando em uma hipoatividade ou hiperatividade esfincteriana e perda da coordenação do esfíncter com a bexiga. As consequências, a longo prazo, também cobrem um espectro bastante amplo, variando de pouquíssima a nenhuma consequência ao paciente, até grave debilidade e possível morte.

A terapia apropriada para a bexiga neurogênica e o resultado satisfatório do seu tratamento são preditos sobre um diagnóstico acurado, através da história clínica minuciosa, junto com uma variedade de exames clínicos, que incluem o Estudo Urodinâmico e exames radiológicos selecionados.

O Estudo Urodinâmico é realizado no Centro Cirúrgico Ambulatorial localizado na Unidade 2 do Hospital São Vicente de Paulo. O agendamento poderá ser feito pelo telefone (54) 3312 9889.

Bexiga Neurogênica  Dr. Marcelo Justo


 

2010 - 2018 © Urologia Passo Fundo | Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Politica de Privacidade.

Criação de sites passo fundo Criativittá
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.